O aproveitamento racional e sustentável das diferentes espécies nativas do Brasil é uma preocupação constante do governo, das indústrias que utilizam matérias-primas da biodiversidade brasileira e da sociedade em geral. Alimentos, cosméticos, perfumaria, medicamentos, inoculantes, fibras e resinas são alguns dos produtos do nosso dia-a-dia que utilizam estas matérias-primas.

Para conhecer melhor e refletir sobre os aspectos que envolvem o mercado de espécies nativas brasileiras, a Embrapa promove, em setembro de 2016, o Workshop Nichos de mercado para o setor agroindustrial com o tema “Espécies nativas do Brasil: conhecimentos, tecnologias e negócios”, organizado pela Embrapa Produtos e Mercado, em parceria com a Unicamp.

O objetivo é proporcionar a articulação e discussão entre os participantes, identificar as oportunidades de negócios relacionados às cadeias produtivas de nichos, com enfoque em produtos advindos de espécies nativas, além de promover a cooperação entre os participantes e a Embrapa, criando alternativas de ampliação desse mercado e a inserção de novos empreendedores no segmento.

Na dinâmica do workshop, serão apresentadas palestras, estudos de caso e debates sobre oportunidades de mercado para produtos da biodiversidade brasileira, políticas públicas para o aproveitamento responsável destes produtos, bem como o conhecimento sobre o uso de matérias-primas de espécies nativas como frutas, castanhas, palmito, peixes e recursos florestais não madeireiros nativos e sua aplicação na indústria de alimentos, incluindo o setor de sorvetes e nas indústrias de cosméticos e fragrâncias.

Dentro do contexto do evento estão programados espaços e intervalos para a articulação de empresas públicas e privadas envolvendo negócios com espécies nativas, seus processos, tecnologias e conhecimentos. Na programação estarão presentes profissionais da indústria, da produção rural, dos setores de alimentos, recursos florestais e cosméticos, pesquisadores e técnicos de centros de pesquisa da Embrapa e representantes do Governo.

Os públicos-alvo do “Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial” são empresários e industriais do setor agrícola e afins, distribuidores varejistas e atacadistas, produtores rurais, representantes do setor de produção de sementes e mudas, profissionais da área de gastronomia, empreendedores, agentes de instituições de fomento, agentes de órgãos reguladores, formadores de opinião e estudantes universitários.

O evento conta com o apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Instituto de Pesquisas e Estudos da ABIHPEC , Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos e Afins (ABIFRA), Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e Associação Brasileira de Psicultura (PeixeBR).

As inscrições para o Workshop e informações detalhadas estão disponíveis no site:

www.embrapa.br/workshopnichos2016

Serviço:

Evento: Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial.

Tema do Evento: “Espécies nativas do Brasil: conhecimentos, tecnologias e negócios”

Data: 21 e 22 de setembro de 2016.

Horário: 8h00 às 18h00.

Local: Auditório 5 FCM/Unicamp

Endereço: Rua Albert Sabin. s/nº – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”

Distrito de Barão Geraldo – Campinas, SP