A PEIXE BR cumpriu agenda no dia 20 de fevereiro de 2017, em Brasília (DF), com reuniões na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O secretário executivo da entidade, Francisco Medeiros, reuniu-se com a Coordenadora da Comissão de Aquicultura do CNA, Lilian Figueiredo, e com o Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CNA, Joao de Carli.

O objetivo da reunião foi atualizar a evolução dos assuntos que PEIXE BR e CNA conduzem juntos. O mais importante deles é a questão do licenciamento ambiental.

A CNA já garantiu recursos para fazer um evento em Brasília (DF), com os técnicos estaduais, para capacitá-los para atender na área de licenciamento ambiental para Piscicultura. O evento deverá ser realizado em maio ou junho próximos.

Francisco Medeiros também se reuniu com o Diretor de Defesa Sanitária do MAPA, que apresentou os resultados das ações da pasta em 2016 e o planejamento das ações para 2017.

Participaram da reunião representantes das cadeias produtivas de aves, bovinos, suínos, equinos, mel, camarões e peixes.

A PEIXE BR solicitou a discussão da IN 4/2015 com o setor representado pela entidade. Essa normativa implanta o programa sanitário aquícola, que está suspenso até setembro.

Visando dar continuidade à discussão, foi marcada nova reunião no dia 2 de março de 2017, na sede do MAPA, em Brasília (DF).