A PEIXE BR reuniu-se novamente com a Inovation Norway, instituição do governo da Noruega com foco no desenvolvimento da indústria do país, para dar seguimento às discussões sobre a parceria técnica e comercial para fortalecer relações e negócios ligados à Piscicultura entre os dois países.

Os encontros discutiram a realização de evento Brasil-Noruega sobre Aquacultura, com foco na disseminação de pesquisas, participação dos governos dos dois países e espaço para os vários elos da cadeia produtiva avançarem discussão sobre cooperação técnica, de maneira a potencializar o desenvolvimento da atividade no Brasil de maneira sustentável.

Ficou decido que o evento será realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2017, em São Paulo (SP). O setor de pesquisa da Noruega trabalhará em parceria com a Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura) na temática.

O governo da Noruega pretende firmar parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), hoje no âmbito do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A indústria do pescado da Noruega trabalhará em parceria com PEIXE BR e o Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca).

A PEIXE BR consultará os seus associados para definição das demandas em pesquisas e tecnologia, as quais serão apresentadas ao governo da Noruega durante o evento, em novembro.