A diretoria da PEIXE BR reuniu-se no dia 04 de setembro com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, para tratar de dois temas importantes:

1.Criação do comitê de sanidade aquícola no âmbito do MAPA com participação da PEIXE BR. Marcos Montes mostrou-se favorável e informou que tomará as medidas legais para execução desta ação.

2.Ação para liberação das exportações da piscicultura para a União Europeia, bloqueadas em função de não conformidades nos barcos pesqueiros. A PEIXE BR destacou a importância da sanidade aquícola para o tratamento diferenciado nessa questão, pois camarões e peixes de cultivo têm condições de competitividade para exportar para a UE e estão impedidos.

O secretário executivo do MAPA também se comprometeu em fazer gestão junto à Secretária de Relações Internacionais, Secretaria de Defesa Agropecuária, Secretária de Aquicultura e Pesca e Ministério das Relações Internacionais para ter maior celeridade nesse processo de liberação dos produtos da aquicultura.

Após a reunião, o assessor Heuler Martins entregou exemplar do Anuário PEIXE BR de Piscicultura para o secretário