O empresário Eduardo Marchesi Amorim, ex-presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) e atual membro do Conselho de Administração e diretor da Aquafeed, recebeu o prêmio Carne Forte, na categoria de Pescados, na abertura da ExpoMeat 2017, em São Paulo. A premiação destaca as personalidades brasileiras mais importantes da produção de proteínas animais.

“Esse prêmio foi dado a mim mas reflete o trabalho de um grupo, que se juntou e formou a PEIXE BR, entidade que em pouco mais de dois anos já representa 50% da cadeia produtiva da Piscicultura brasileira. Esse reconhecimento contribui para fortalecer ainda mais a atividade, que avança rápido em termos de profissionalização e representatividade no país e globalmente”, comemora Eduardo Amorim.

O empresário destaca que um diferencial da PEIXE BR é aglutinar os vários elos da cadeia produtiva, ao reunir produtores, indústrias de nutrição, saúde e equipamentos, frigoríficos e entidades de classe. “Essa união amplia a voz do setor e da associação, e contribui para mostrar a força da Piscicultura brasileira. Com esse trabalho, conquistamos espaço nas principais instâncias de discussão dos caminhos da atividade, como a Câmara Setorial, nos aproximamos de instituições públicas e privadas, como Embrapa Pesca e Aquacultura, Sebrae e Senar, além, claro, do governo federal e estaduais”, destaca Eduardo Amorim.

Em 2016, o Brasil produziu 640 mil toneladas de peixes cultivados, segundo levantamento da PEIXE BR. O consumo per capita está em 9,5 kg/hab/ano. A expectativa de Eduardo Amorim é dobrar essa demanda nos próximos 15 anos.  A produção está aumentando e os brasileiros aumentam a demanda. Além disso, há potencial para crescimento das exportações. Em muito pouco tempo, o Brasil será um player ainda mais importante em termos mundiais”, estima o empresário.

Foto: Eduardo Marchesi Amorim recebe o prêmio de Personalidade de Pescados de João Carlos Rodrigues Peres, presidente do SINDAL (Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos, das Empresas Fornecedoras de Produtos e Serviços de Projeto, Montagem e Manutenção de Cozinhas Industriais), Maria Antonia S. Ferreira e Cledson Fernandes, diretores da ExpoMeat.