O ministro Helder Barbalho, e Cleberson Carneiro Zavaski (Binho), Secretário de Planejamento de Águas da União, visitaram recentemente a Piscicultura Aquabel para conhecer o projeto de melhoramento genético de tilápia da empresa, comandada por Ricardo Neukirchner, também Diretor Institucional da PEIXE BR.

“Mostramos ao Ministro a estrutura de alevinagem, os laboratórios e os viveiros onde se encontram as 120 famílias do programa genético, “chipadas” com marcadores eletrônicos para identificação individual. Também fizemos um breve relato de como tudo funciona, feita pelo geneticista, Dr. Diones. Mostramos ao Ministro que estamos preparando a próxima geração de reprodutores, formadas a partir de 22.000 peixes (também chipados) – destes, serão selecionados 120 machos e 120 fêmeas para formação da nova geração.

Após a visita, o Ministro Jader Barbalho seguiu para a Sociedade Rural do Paraná, em Londrina, onde Ricardo Neukirchner é Diretor de Aquicultura. Barbalho discursou para cerca de 400 piscicultores do Paraná e conheceu um Aquário Gigante (18.000 litros), construído para divulgação da piscicultura e direcionada ao público em geral.