Reuniram-se em Porto Velho (RO), pesquisadores, órgãos governamentais da região amazônica, representantes da Earth Innovation Institute e a PEIXE BR em prol de uma estratégia de baixas emissões de carbono baseado no peixe.
O evento faz parte do seminário “Oportunidades REDD+ Rondônia para Amazônia”, com foco na discussão das políticas para desenvolvimento sustentável na Amazônia, redução de emissão de gases e conservação dos recursos naturais e promoção da igualdade social e desenvolvimento econômico para a população estadual.
“Aqui é para apresentar e avaliar a realidade atual e as tendências. E a partir daí identificar as oportunidades para o futuro, os gargalos e as barreiras a serem resolvidas. Assim, a gente vai avançar o potencial do peixe, tanto nos rios, nos lagos e nos tanques,” explica o vice-diretor da Earth Innovation Institute , David Gibbs Mcgrath.
“Dentre as produções de proteína animal, o peixe é o que apresenta os melhores índices de sustentabilidade e tem o melhor perfil para implantação em larga escala nos estados amazônicos, proporcionando renda para o produtor e toda a cadeia de produção”, explica Francisco Medeiros, presidente da PEIXE BR.
As apresentações foram divididas em eixos temáticos como contexto produtivo nos estados da Amazônia; Políticas públicas para aquicultura e pesca nos estados da Amazônia; Um painel com objetivo de debater as potencialidade e desafios para exportação e finalizando as discussões com a apresentação de proposta de projeto de apoio ao desenvolvimento de baixas emissões baseada no peixe com os principais elementos, parceiros e financiamentos.