Autoridades e executivos participaram do encontro que aconteceu de forma híbrida no Rio de Janeiro (RJ) na quinta-feira (24/02)

Promovendo conhecimento e informação sobre o mercado aquícola, a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) apoiou a realização da 5ª edição do evento Norwegian Brazilian Aquaculture Summit realizado no Rio de Janeiro (RJ). O encontro marca a presença do veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl na orla carioca. A embarcação centenária acompanha a expedição “One Ocean”, que deve passar por 37 portos ao redor do mundo ao longo de 19 meses.

O encontro contou com um ciclo de palestras sobre temas atuais e pertinentes ao mercado aquícola brasileiro. Durante o bloco “Oportunidades e desafios brasileiros do setor de aquicultura”, o Presidente-Executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros apresentou as principais demandas da atividade.

“A indústria da Noruega voltada para a aquicultura é a mais desenvolvida tecnologicamente no mundo – as principais empresas do setor estão lá. Logo, nós temos que buscar sempre estreitar relações e contribuir com eventos desse tipo”, destaca Medeiros.

O Consulado-Geral da Noruega no Rio de Janeiro e a Embaixada da Noruega em Brasília, juntamente com a Innovation Norway, por meio de seu Diretor na América do Sul, Hakon Ward, estão entre os propulsores, que em conjunto com a Peixe BR, tornaram a realização de mais uma edição do encontro possível.

As boas-vindas aos participantes ficaram a cargo do Ministro Norueguês de Pesca e Políticas Oceânicas, Bjørnar Selnes Skjæran (que acompanhou o evento online), e do Secretário de Aquicultura e Pesca do Brasil, Jorge Seif Júnior.

“Temos condições favoráveis e a Noruega enxerga potencial no mercado brasileiro. É por isso que precisamos seguir realizando encontros como esse, unindo os interesses complementares dos países e apresentando o desenvolvimento da atividade no Brasil. É uma excelente oportunidade para fomentar novos negócios”, pontua o Presidente-Executivo da Peixe BR.