A discussão sobre o uso responsável da água interessa a todos os setores, especialmente à Piscicultura. Afinal, a água é essencial para a atividade. Essa motivação levou a PEIXE BR ao 8º Fórum Mundial da Água, evento global que reuniu em Brasília (DF), entre 18 e 23 de março de 2018, mais de 110 mil participantes de 170 países. Com apoio das associadas Piracema e Copacol, a Associação Brasileira da Piscicultura participou da ação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que uniu informação, disseminação de conhecimento e degustação de filé de tilápia (Copacol) e costelinha de tambaqui (Piracema), fornecidos pelas empresas.

“A água é o nosso bem maior. É preciso esclarecer à sociedade que a Piscicultura usa esse insumo básico da vida de maneira racional e responsável. No Fórum, procuramos associar boas práticas, sustentabilidade e produção de alimentos”, explica Francisco Medeiros, presidente executivo da PEIXE BR.

O presidente da Comissão Nacional de Aquicultura, da CNA, Eduardo Ono, fez palestras sobre a relação positiva entre a água e a Piscicultura. Nos intervalos, houve degustação dos produtos. Segundo levantamento preliminar, mais de 5 mil pessoas participaram do evento da CNA, que envolveu outras cadeias produtivas.

“A produção de alimentos em geral e a Piscicultura, em particular, dependem da água para se desenvolver. O Fórum abriu a possibilidade de sermos proativos nessa discussão. O resultado foi excelente”, destaca Francisco Medeiros.