O Presidente Executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, esteve presente, no último dia 07/03/2019, em Brasília, na sede da Sebrae, oportunidade na qual foi recebido pelo presidente nacional da entidade, Sr. João Henrique, para apresentação da Peixe BR, reforçando sua representatividade em prol da cadeia de produção de peixes no Brasil, suas principais características, ações, assim como os dados de produção divulgados no Anuário da Piscicultura 2019. O encontro também teve como objetivo, discutir as principais demandas do setor, para que continue em pleno crescimento, e solicitar o apoio do Sebrae Nacional em duas ações:

1) Apoio à Campanha Nacional de Aumento de Consumo do Peixe de Cultivo. A Peixe BR salientou que o trabalho realizado pelo Sebrae Nacional e suas unidades estaduais nos últimos 10 anos são de extrema importância para a produção brasileira, porém, agora há a necessidade de foco no consumo, uma vez que atualmente o Brasil apresenta um dos menores consumos per capita do mundo quanto a peixes, e um dos maiores quanto a proteína animal. Também se faz necessária a valorização do consumo de peixes oriundo do cultivo, visando à sustentabilidade.

2) Apoio aos estudos para conhecimento e controle de Salmonella sp. nos peixes nativos, desde a produção até o processamento. A melhoria das boas praticas de produção, assim como a comercialização segura de peixes, são fatores fundamentais para o sucesso e crescimento da criação de peixes nativos de cultivos.