O presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, participou na quarta-feira (07.03), do lançamento do Plano de Macrologística, que visa auxiliar o escoamento da produção do agronegócio brasileiro. A cerimônia foi realizada na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília (DF).
Segundo o ministro Blairo Maggi, a plataforma, chamada de Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária, será online (www.embrapa.br/macrologistica) e mostrará as melhores rotas e modais de transporte, indicando a origem, os caminhos e os destinos dos principais produtos da agricultura e da pecuária do Brasil.
Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pedido do MAPA, o sistema pode produzir mais de 102 mil mapas para os 10 produtos (soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos) que respondem por mais de 90% da carga da produção agropecuária nacional. Com isso, será possível gerar diversos relatórios e extrair desse big data informações assertivas para o planejamento estratégico do governo e do setor produtivo.
A cadeia do peixe ainda não participa do sistema por falta de dados, mas com as informações do Censo Agropecuário 2017, que está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e deve estar concluído em maio de 2018, espera-se que o peixe seja integrado ao Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária.
A Peixe BR, ao longo de sua ações no ano, acompanhará e cobrará das autoridades a participação da Piscicultura no sistema de informações, pois acredita que esta ferramenta trará bons resultados para os produtores nacionais e possibilitará investimentos internacionais para a Piscicultura nacional.