Reunião na Embrapa Aquicultura em Palmas (TO) contou com a participação da PEIXE BR e dos principais produtores de alevinos de peixes nativos do Brasil.
Durante o encontro foi apresentado um dos primeiros produtos do Projeto Estruturante BRS AQUA destinados aos produtores de alevinos de tambaqui: a identificação genética do reprodutores.
A ferramenta torna possível saber se os alevinos são puros e identifica o grau de parentesco entre os reprodutores. Com essas análise em mãos, o produtor de alevinos pode, juntamente com a EMBRAPA Aquicultura, definir um programa de acasalamento que potencialize as características zootécnicas de seus peixes e a troca de material genético entre empresários que participam do programa.
Agora, a organização do banco de dados depende da proatividade do setor em criar um sistema sustentável, principalmente do ponto de vista econômico.
A PEIXE BR vai continuar a trabalhar com os associados produtores de alevinos de tambaqui e a EMBRAPA AQUICULTURA para construir essa ferramenta!