O evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, em Brasília

 Promovida pela Coordenação de Animais Aquáticos (CAQ) do Departamento de Saúde Animal (DAS), a ação visa realizar debates entre autoridades sanitárias, pesquisadores, profissionais, órgãos de fomento, indústria e setor regulado acerca de temas de interesse da sanidade animal em aquicultura. Francisco Medeiros, presidente-executivo da Peixe BR, é um dos debatedores convidados ao lado do Prof. Dr. Fernando Ferreira, da USP, e Ronaldo Teixeira, Coordenador Geral de Planejamento e Avaliação Zoossanitária, do DSA/MAPA.

“Os assuntos tratados são extremamente relevantes para o alinhamento e estabelecimento de políticas para o setor. Abordaremos temas como o desempenho do serviço veterinário oficial brasileiro, a compartimentação em aquicultura, o uso prudente de antimicrobianos na piscicultura e carcinicultura e o plano de contingência para tilápia lake vírus-TilV, entre outros.”, afirma Francisco Medeiros.

Participantes: Departamento de Saúde Animal DSA/SDA/MAPA, Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários DFIP/SDA/MAPA, Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável DEPROS/SMC/MAPA, Auditores Fiscais Federais Agropecuários e Médicos Veterinários Estaduais que são pontos focais de saúde de animais aquáticos nos estados, professores e pesquisadores que atuam como colaboradores nas políticas públicas em sanidade aquícola, consultores FAO, Embrapa Pesca e Aquicultura, Rede Nacional de Laboratórios da Pesca e Aquicultura RENAQUA, Secretaria de Aquicultura e Pesca-SEAP/PR, Universidade de Brasília-UnB, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Associação Brasileira de Piscicultura – Peixe BR, Associação Brasileira de Criadores de Camarão e outros representantes setoriais.

Associados da Peixe BR que estavam presentes: Piscicultura Por do Sol, MCassab, MSD, Biovet, Phibro e Aquaporto.