O presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), Francisco Medeiros, palestrou no III Encontro de Piscicultura da Região Capim/Paragominas-PA, evento realizado no dia 18 de agosto de 2017, no auditório da AGROPEC, em Paragominas (PA).
Em sua apresentação, Francisco destacou o panorama atual da Piscicultura nacional, abordando o tema “Cadeia Nacional de Piscicultura – Tanques redes”. O objetivo da palestra foi disseminar o conhecimento e as experiências de produção tecnológica, aos piscicultores da região.
“A piscicultura brasileira produziu 640.510 toneladas em 2016, sendo que 30% dessa produção (192,153 toneladas) foram oriundas do sistema de criação em tanques-rede, que é classificado como um sistema intensivo de renovação contínua de água. Os tanques redes geraram um montante financeiro acima de um bilhão de reais (R$ 1,29) de um total de R$ 4,3 bilhões que a atividade movimentou no ano de 2016.” ressalta Francisco Medeiros.
Durante o encontro em Paragominas, Francisco se reuniu com o secretário de agricultura do estado do Pará, Giovanni Queiroz, com o diretor de pesca e aquicultura Júnior Terra, o prefeito Paulinho Pombo e representantes da APA (Associação Paragominas de Aquicultura), com o objetivo de subsidiar representantes do governo, representantes do setor e piscicultores, para formulação da nova política aquícola no estado, em especial na questão de liberação da criação de tilápia no estado.
“Hoje a tilápia é a espécie mais desenvolvida, mas certamente pode se desenvolver ainda mais. Pode-se dizer que a tilapicultura está apenas começando, é uma atividade bem jovem, comparada com outras, como o salmão, no Chile, por exemplo. O potencial produtivo é enorme no país, mas precisamos de organização, tecnificação e apoio do governo para resolver as questões burocráticas que trava melhores investimentos na piscicultura atualmente” finaliza Francisco Medeiros.