A Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) recebeu visita de comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no final de outubro. Um dos temas da reunião foi a aplicação da ferramenta OIE Tool for the Evaluation of Performance of Veterinary Services no Serviço Veterinário Brasileiro para organismos aquáticos.

Trata-se de um instrumento utilizado pela OIE para avaliação ampla do desempenho do Serviço Veterinário de um país no controle rigoroso da sanidade animal, visando atender às exigências do mercado mundial, o que dá maior credibilidade às relações comerciais do Brasil.

“A PEIXE BR, entidade que reúne empresas que respondem por cerca de 45% da piscicultura brasileira e tem representantes em todos os segmentos importantes da cadeia produtiva, prioriza o fortalecimento da estrutura de sanidade animal na atividade, motivo pelo qual apoia a iniciativa da OIE nesse sentido”, explica Eduardo Amorim, presidente da entidade.

Além de sanidade animal, o encontro discutiu legislação ambiental, relações governamentais, parcerias público-privadas e com ONG e meio ambiente.

A comitiva da OIE foi composta por Ana Afonso, Keith Larry Hammell e Niksi Barisic. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi representado por Eduardo de Azevedo Cunha (Coordenador Geral de Sanidade Pesqueira) e Marina Delphino (Assessoria Técnica). A reunião também contou Ricardo Dias dos Santos (presidente) e Willian Sugai (diretor), da Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia).