O setor produtivo está unido para manter a ofertar regular de proteínas animais aos consumidores. A Piscicultura também cumpre a sua parte. “A alimentação é essencial. Estamos nos movimentando para que o fluxo de abastecimento de peixes à população não seja afetado. Nossa cadeia produtiva é qualificada, tecnificada e preocupada com a saúde alimentar da sociedade”, declara Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).
O peixe de cultivo brasileiro, como a tilápia e o tambaqui, tem alto valor nutricional e excelente qualidade. “A produção acontece em ambiente controlado e o cuidado com a sanidade é muito rígido. Sempre trabalhamos para garantir a segurança e oferecer alimentos saudáveis para os consumidores. E continuamos da mesma forma, mesmo em um momento extremamente desafiador”, esclarece Francisco.
A orientação da Peixe BR é que as empresas tomem todas as precauções necessárias em termos de segurança e saúde e mantenham seus colaboradores, clientes e parceiros informados sobre as melhores práticas sanitárias. “Os profissionais desempenham papel essencial na cadeia de suprimentos de proteínas animais do país. A população deve permanecer em casa, isolada, seguindo as recomendações das autoridades. Não precisam se preocupar com a oferta de alimentos, pois a Piscicultura está cumprindo a sua parte”, ressalta o presidente da Peixe BR.
A Peixe BR também está atuando junto aos governos estaduais e federal para que não impeçam o fornecimento de insumos essenciais aos produtores, assim como o transporte de peixes para os frigoríficos. “Precisamos encarar o momento com solidariedade e cuidado, realizando ações estratégicas para garantir o bom funcionamento das atividades essenciais à população”, pontua Francisco Medeiros.