O presidente Jair Bolsonaro anunciou durante o Salão Internacional da Avicultura e da Suinocultura (SIAVS), em São Paulo, que a partir de janeiro de 2023 as rações para piscicultura terão isenção de PIS e COFINS, reduzindo em 6,5% o custo da alimentação dos peixes de cultivo.
“Esta é mais uma vitória da PeixeBR e da piscicultura brasileira. A entidade luta há muitos anos para obter esse benefício tributário, assim como outras proteínas – como aves e suínos – já o têm. Encontramos o presidente Bolsonaro e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Marcos Montes no SIAVS e reforçamos o pleito. Foi uma grande satisfação saber que o tema já estava definido, inclusive com aval do Ministério da Economia”, informa Francisco Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR).
Segundo estudos da PeixeBR, a isenção do PIS e do COFINS das rações para peixes de cultivo também contribuirá para aumentar o consumo interno. A entidade estima que a cadeia produtiva terá incremento de R$ 386 milhões com a medida.