Entender as necessidades nutricionais de cada espécie, para que a alimentação seja adequada e propicie um bom crescimento aos animais, é um dos objetivos de qualquer aquicultor.

Entretanto, fontes de alimentos que prometem nutrir as criações de peixes podem não atender as expectativas por não serem atrativas aos animais ou por serem de baixa absorção.

Uma fonte de nutrientes, em especial de proteína, que entrega desempenho, alta digestibilidade, além de palatabilidade, é encontrada no mercado com o nome de Proteína Hidrolisada de Frango. Esse ingrediente, que pode ser incorporado na alimentação dos peixes, passa por um processo de hidrólise enzimática, que diferente de outros meios de hidrólise, melhora a qualidade das proteínas da matéria-prima.

Isto ocorre devido à presença dos peptídeos bioativos. Em torno de 90% de todos esses peptídeos são menores que 2000 Da, o que significa um favorecimento do sistema imunológico do animal, além de promover ações biológicas benéficas como atividade antioxidante, antimicrobiana, anti-adipogênica e anti-inflamatória.

Segundo experimentos com Tilápias do Nilo, a Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients impactou positivamente no coeficiente da digestibilidade aparente em 94%, por outro lado a palatabilidade apresentou resultado de 10,82% superior a farinha de peixe, outro ingrediente popular na aquacultura.

Outro benefício observado no teste foi a melhora em 12% na taxa de sobrevivência das larvas de Tilápia do Nilo que receberam a Proteína Hidrolisada de Frango na alimentação. Já os alevinos da mesma espécie tiveram uma melhora na conversão alimentar chegando até 39,1%.

Em questão de aminoácidos, a Proteína Hidrolisada de Frango, possui um perfil de aminoácidos naturalmente balanceados conforme as necessidades nutricionais da espécie. Essa fonte proteica também possui 15% de aminoácidos livres, o que contribui para a digestibilidade e palatabilidade das rações.

Para o desenvolvimento de rações de alta qualidade para a aquicultura, é fundamental entender as necessidades alimentares de cada espécie individualmente, principalmente em relação às fontes de proteína. Assim, a dieta adequada proporcionará uma alta taxa de sobrevivência e saudabilidade para os animais, como também colaborará para o crescimento e performance como um todo.

Saiba mais sobre a relação da Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients na aquicultura: https://blog.brfingredients.com/pt/all-you-need-to-know-about-chicken-protein-hydrolysate-in-aquaculture/